Jogue as batatas fora
Algumas sacolas ficaram muito pesadas. A tarefa seguinte consistia em, durante uma semana, carregar consigo a sacola com as batatas para onde quer que fossem.Com o tempo as batatas foram deteriorando. Era um incômodo carregar a sacola o tempo todo e ainda sentir seu mau cheiro.
Além disso, a preocupação em não esquecê-la em algum lugar fazia com que deixassem de prestar atenção em outras coisas que eram importantes para eles.
E foi assim que os alunos entenderam a lição de que carregar mágoas é tão ruim quanto carregar batatas. Quando damos importância aos problemas não resolvidos ou às promessas não cumpridas, nossos pensamentos enchem-se de mágoa, aumentando o stress e roubando nossa alegria. Há pessoas que insistem em carregar suas batatas-mágoas, batatas-ressentimentos, batatas-ódio…. estão tão cansadas, mas não conseguem se livrar delas. Perdoar e deixar estes sentimentos irem embora é a única forma de trazer de volta a paz e a calma.
——————————————————————-
Queridos amigos, precisamos entender que o perdão faz parte da graça de Deus em nossas vidas. É poder escolher de novo, livrando-nos da repetição. É reconhecer que os outros não são responsáveis pela nossa infelicidade.Perdoar significa livrar a nós e o outro da armadilha de culpar alguém. Quando somos magoados, fazemo-nos de vítima, e sendo assim, responsabilizamos o outro, mas ao mesmo tempo, nos imobilizamos: somos pobres, coitados, merecedores de pena, não capazes de ações criativas, tampouco de tomar nosso destino nas mãos e entregá-lo a Deus.
Perdoar é experimentar novamente a ferida causada pelo ofensor, mas em um contexto diferente. O ofensor participa de um sentido que ele nunca imaginou: perdoar é aceitar! Aceitar que dependemos de Deus; aceitar-nos a nós mesmo como pessoas perdoadas. Perdoar é experimentar que podemos escolher de novo, que o mundo está aberto a uma gama infinita de novos pontos de vista, novas percepções da graça de Deus.
O perdão desativa a reação defensiva da pessoa, dissolve a aparente justa vingança e nos livra do ressentimento. É um bálsamo para nós mesmos, que cura as feridas. Transforma algo que foi negativo em uma possibilidade de recriação.
O “perdão só uma perda grande”, diz Wilson Tonioli, uma perda grande da nossa prisão! Leveza conquistada junto à cruz de Jesus Cristo, fermento que leva nosso ambiente refletir que somos feitos à imagem de Deus!
Fonte: História ilustrativa: Autor desconhecido (via http://mulherapenasmulher.blogspot.com)
Conceituação sobre perdão: Bíblia de Estudo Conselheira – Sociedade Bíblica do Brasil
http://confissoesdepsicologa.wordpress.com
Muito bom esse post!
ResponderExcluirDevemos realmente jogar fora akilo q nos atrapalha, principalmente na obra de Deus.
Gostei mtoo..
quero mais ehehee